quinta-feira, janeiro 22, 2009

Opinião de Brassaï sobre a diferença entre fotografia e pintura.



"Existe uma diferença fundamental entre a fotografia e a pintura. A primeira constata, a segunda cria. A primeira é um documento e, mesmo quando desprovida de qualquer interesse, continua sendo um documento. A outra se baseia por inteiro na personalidade, e tudo desmoronaria num monte de escombros se esta faltasse. Como é que falavam da rivalidade entre as duas? A pintura fotográfica e a fotografia pictórica são as únicas rivais. Que elas se entredevorem, que elas se auto-eliminem, portanto, desaparecendo para sempre! A fotografia é a própria consciência da pintura. Ela lhe lembra incessantemente o que não deve fazer. Que a pintura assuma portanto suas responsabilidades. (...) Depois de admirarmos tudo o que a chapa fotossensível é capaz de revelar, buscaremos outra sensibilidade, a do fotógrafo. O que atrai o fotógrafo é justamente a possibilidade de penetrar nos fenômenos, de apreender suas formas. Ah, presença impessoal! Eterno incógnito! O mais humilde criado, o deslocado por excelência, que só vive nas imagens latentes. Ele as persegue até seus últimos refúgios, as surpreende no que existe de mais positivo, material e verdadeiro nelas. Quanto a saber se é preciso conceder-lhe o tão comprometido nome de "artista", realmente, isso não tem nenhuma, mas nenhuma importância."

(Brassaï - Artigo publicado em L'Intransigeant, em 15 de novembro de 1932 - Extraído do Livro Cartier-Bresson, O olhar do século, de Pierre Assouline, L&PM Editores, 2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

Cris, suas fotos são mágicas.... fiz uma visita recente por seu flickr e não resisti á algumas delas. Desculpa. É incrível como elas expressam tão grande sentimento e como posso me identificar com elas. Se por palavras as vezes não acerto em dizer, pelas suas fotos talvez eu consiga.
Quando teremos um livro com seu trabalho editado?
Parabéns por tudo!!!!!!!!
Você merece.